BENVINDOS SAUDAÇÕES AO QUE TEM CORRAGEM!!!


Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

sexta-feira, 23 de março de 2012

SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES DA UFG!!!

A educação pública no Brasil e em Goiás vem sofrendo um ataque sistemático, por parte dos sucessivos governos.  Desde FHC, com sua política neoliberal de estado mínimo, transformando a educação em um serviço, explorado por grandes grupos educacionais sem compromisso com ensino, pesquisa e extensão.
 Passando pelo governo Lula, com sua continuidade no governo da presidenta Dilma, que implementou programas como o Prouni, que destina dinheiro público para faculdades privadas sem cobrar excelência no ensino, o Reuni, que ampliou o número de vagas no ensino superior público no Brasil, não tem havido um compromisso republicano com uma UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DEMOCRÁTICA, LAICA E DE BOA QUALIDADE. O mesmo Reuni que ampliou o número de vagas no ensino superior nas Universidades Federais, não garantiu um aumento substancial nos recursos para que houvesse qualidade no ensino ofertado.
Na UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, a situação também não é diferente... Nossos problemas são tão ou maiores do que os da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Por isso lamentamos o episódio ocorrido com os estudantes na Cidade de Goiás, e nos solidarizamos com a luta dos estudantes daquela universidade.
Além disso, convocamos todos/as estudantes da Federal de Goiás para um grande movimento em defesa de uma UNIVERSIDADE POPULAR, com ensino, pesquisa e extensão com qualidade.

quinta-feira, 8 de março de 2012

NOTA: TOTAL APOIO A GREVE DOS PROFESSORES

                                              
DIRETÓRIO CENTRAL DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual de Goiás, que conta com dezenas de cursos na área das licenciaturas, vem a público manifestar seu total e irrestrito apoio a greve dos profissionais da educação pública em Goiás, por conta da mudança no plano de cargos e salários dos professores. Entendemos que a luta por uma educação pública, gratuita, democrática, laica e de boa qualidade passa necessariamente pela valorização dos profissionais da educação pública.

Denunciamos a face nefasta e neoliberal do governo Marconi Perillo, com sua política de precarização e sucateamento da educação pública em Goiás, com o real intuito de construir um discurso falacioso de que a mesma é inviável, para posteriormente privatizá-la, assim como estão querendo fazer com a saúde por meio da chamada terceirização de serviços.

Só com a valorização dos profissionais da educação poderemos construir um país com justiça social, que garanta trabalho e renda à todos os trabalhadores e trabalhadoras.  

Neste momento de luta lembramos os versos da música Anjos da Guarda da grande Lecy Brandão Na sala de aula, É que se forma um cidadão, Na sala de aula, Que se muda uma nação, Na sala de aula, Não há idade, nem cor, Por isso aceite e respeite O meu professor”.

Por um plano de cargos e salários que respeite a titularidade dos professores, pelo aumento do salário dos servidores técnico-administrativos, por mais verbas para educação, pela autonomia universitária. Viva os trabalhadores da educação pública em Goiás.

     “SE O PRESENTE É DE LUTA O FUTURO A NOS PERTENCE"
CHE GUEVARA


terça-feira, 6 de março de 2012

ABAIXO-ASSINADO CONTRA A LISTA TRÍPLICE NA UEG!!!


DIRETÓRIO CENTRAL DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Aos Deputados e Deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Nos estudantes, professores, servidores técnicos administrativos, abaixo-assinados queremos por meio desse, manifestar total repúdio a aprovação da lista tríplice para reitor e diretores na Universidade Estadual de Goiás. Ao longo dos anos a UEG vem tendo a sua Autonomia Universitária vilipendiada pelos sucessivos governos. Senhores deputados e deputadas não podemos transformar as eleições na Universidade num sufrágio de fachada e antidemocrático.
A forma de escolha de gestores na UEG, já não se dá de maneira democrática, pois é realizada da maneira mais antidemocrática possível. Na atual eleição para reitor e diretores da UEG, por exemplo, o voto dos professores tem o peso de 70%, dos estudantes 15% e dos funcionários 15%.
Não bastasse isto, o governo quer transformar a eleições na UEG em uma “consulta” à comunidade acadêmica, para que seja enviada ao governador a lista com os 3 nomes mais votados, para que então, o Sr. Marconi Perillo decida. A Lista Tríplice, é uma lei imposta desde o período do gerenciamento militar há algumas universidades públicas e que significa o controle direto do governo sobre a direção das instituições de ensino superior.
Está mais do que provado que se os senhores deputados/as aprovarem a lista tríplice nas “eleições” os estudantes e o conjunto da comunidade acadêmica não terão o direito de decidirem nada. O que estará em jogo não serão programas acadêmicos distintos, que possam servir aos interesses de estudantes, funcionários, professores e do povo goiano. Pelo contrário, a disputa será sobre quem será o próximo representante do governo, sobre quem irá gerenciar a universidade no próximo período, perpetuando o domínio de uma espécie de patriarcado dentro da UEG.
A eleição para reitor é a escolha de quem será o representante máximo da instituição e, portanto, o mais democrático é que a escolha do mesmo seja feita pela comunidade acadêmica, por meio de voto direto e universal, Reitor e diretores eleito são reitor e diretores empossados. Na história das universidades latino-americanas a principal reivindicação das verdadeiras reformas (que só aconteceram devido à rebelião dos estudantes) sempre foi a democracia. Democracia com a paridade entre estudantes, professores e funcionários nos conselhos e órgãos colegiados, democracia no acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, na construção dos currículos, na definição das pesquisas. Para construirmos uma universidade que sirva aos interesses do povo goiano e da nação necessitamos de uma nova e verdadeira democracia na UEG.

Abaixo a Lista Tríplice!

Exigimos democracia!

Nome
RG
UNIDADE
ASSINATURA




















































































































Abaixo a Lista Tríplice na UEG!!!

Exigimos democracia!