A história da educação pública no Brasil, enquanto demanda social, está associada à luta pela construção dos direitos sociais e humanos, consubstanciado na luta pela construção do Estado de Direito ou Estado Social.
A educação pública superior vem sendo produzinda historicamente nos embates politicos-sociais, apartir da luta em prol da ampliação, da laicidade, da gratuidade, da obrigatoriedade, da universalização do acesso e da gestão democrática.
A demanda social por educação superior pública implica, pois, produzir uma instituição educativa democrática e de qualidade social, devendo garatir o acesso ao conhecimento e ao patrimônio cultural historicamente produzido pela sociedade. Para tanto, considerando sua história e contexto, suas condições objetivas e sua especificidade.
A Universidade Estadual de Goiás, criada há dez anos, para ser uma universidade de inclusão social, deve colaborar intensamente na democratização do acesso, e o faz efetivamente, seja por meio da cotas para negros, alunos de escola publicas, indígenas e deficientes físicos. Porém precisamos criar condições de permanência adequada aos estudantes no tocante à diversidade socioeconômica, étnico-racial, de gênero, cultural e de acessibilidade, de modo a afetivar o direito a uma aprendizagem significativa, garantindo maior inserção cidadã e profissional ao longo da vida. Isso são condições “sine qua non” para construirmos verdadeiramente a UEG que queremos.
Edergenio Vieira, primeiro secretário do DCE-UEG, membro do Canbenas.
Parabéns pelo texto, precisamos definir qual o projeto de Universidade que queremos, uma fabrica de diplomas ou uma Universidade que garanta a inclusão... Só pelo educação conseguiremos avaçar.
ResponderExcluirGostaria de deixar a sugestão para o DCE fazer o I ENECOUEG (I Encontro dos Estudantes Cotistas da UEG) ainda esse ano, com o objetivo de discutir a situação e realidade dos alunos cotistas da instiuição, procurando detectar necessidades e problemas enfrentados por essee estudantes, bem como debater a o PLC 180/08 (projeto de lei e cotas) cujo está sendo contestado pelo o DEM (partido dos Democratas).
ResponderExcluirO.F.S.