A educação pública no Brasil e em Goiás vem sofrendo um ataque sistemático, por parte dos sucessivos governos. Desde FHC, com sua política neoliberal de estado mínimo, transformando a educação em um serviço, explorado por grandes grupos educacionais sem compromisso com ensino, pesquisa e extensão.
Passando pelo governo Lula, com sua continuidade no governo da presidenta Dilma, que implementou programas como o Prouni, que destina dinheiro público para faculdades privadas sem cobrar excelência no ensino, o Reuni, que ampliou o número de vagas no ensino superior público no Brasil, não tem havido um compromisso republicano com uma UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, DEMOCRÁTICA, LAICA E DE BOA QUALIDADE. O mesmo Reuni que ampliou o número de vagas no ensino superior nas Universidades Federais, não garantiu um aumento substancial nos recursos para que houvesse qualidade no ensino ofertado.
Na UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, a situação também não é diferente... Nossos problemas são tão ou maiores do que os da UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Por isso lamentamos o episódio ocorrido com os estudantes na Cidade de Goiás, e nos solidarizamos com a luta dos estudantes daquela universidade.
Além disso, convocamos todos/as estudantes da Federal de Goiás para um grande movimento em defesa de uma UNIVERSIDADE POPULAR, com ensino, pesquisa e extensão com qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário