BENVINDOS SAUDAÇÕES AO QUE TEM CORRAGEM!!!


Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

sábado, 16 de junho de 2012

Golpe contra o DCE UEG



No dia 31 de maio o Sr. Alison Filgueiras, Gerente de Assuntos Estudantis e Egressos da PrE - Pró-Reitoria de Extensão enviou e-mail aos diretores de unidades onde os convidava em nome da Pró-Reitora Danúsia Arantes para o:

1º Encontro de Centros e Diretórios Acadêmicos (CA’s e DA’s) da Universidade Estadual de Goiás - CEB a ser realizado na UNUCSEH em Anápolis nos dias 01 e 02 de junho

Entre os itens da pauta do Encontro destacavam-se:

Ø O DCE e o fortalecimento da representatividade estudantil

Ø Formação e Registro dos CAs e DAs

Ø Calendário do Movimento Estudantil;


É bom que se diga que estranhamente a direção do DCE-UEG não foi convidada pela PrE para participar desse 1º Encontro de Centros e Diretórios Acadêmicos, onde havia uma pauta que se referia exclusivamente ao DCE. Nem isso motivou a Pró-Reitora Danúsia Arantes a convidar essa entidade para participar e opinar, o que prova que a PrE não é séria.

Dias depois fomos surpreendidos com a notícia de que esse encontro realizado pela Pró-Reitora Danúsia Arantes na UNUCSEH tinha como meta principal a destituição da diretoria do Diretório Central dos Estudantes, eleita em 2010 para um mandato de 02 anos. Recursos públicos do estado sendo utilizados para perseguição política contra o DCE.

A surpresa ficou ainda maior quando estranhamente a jornalista da UEG Moema Ribeiro publicou a seguinte matéria no site da UEG no dia 14 de junho:

“DCE da UEG prepara processo eleitoral” http://www.ueg.br/noticia/10711

Sem jamais consultar a direção do DCE e ainda utilizando de forma clandestina a Logomarca oficial da entidade, a jornalista Moema, que conhece a direção do DCE, escreveu uma notícia falsa, mentirosa e desonesta. Um crime que trará consequências. Porque já preparamos para entrar com processo na justiça para apurar responsabilidades com o intuito de reparar os danos morais sofridos pela entidade e por sua diretoria. Indagamos: quem deu a ordem para que a jornalista publicasse essa trapaça orquestrada? O Reitor? A Vice-Reitora? Ou a Pró-Reitora de Extensão?

Desconhecendo totalmente o ordenamento jurídico do nosso país e o estatuto do DCE, registrado em cartório, a insana corja do Fórum de Defesa da UEG em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, tentou dar um golpe no DCE, quando ousaram, de forma Fraudulenta, e sem a participação oficial do DCE, transformar o evento realizado na UNUCSEH em um CEB – Conselho de Entidades de Base, deliberando secretamente e criminosamente sobre a convocação de eleições para o DCE, sem o conhecimento de sua diretoria, chegando inclusive a nomear uma Comissão Eleitoral fajuta e bastarda composta por um assessor do diretor da UNUCSEH Marcelo Moreira e por várias outras raposas velhacas e profissionais do Fórum de Defesa da UEG.

É lamentável que a reitoria de uma universidade não tenha a dimensão de seus atos sujos e desonestos e desça tão baixo para atingir objetivos escusos e eleitoreiros. São capazes de utilizar a estrutura da universidade para apoiar uma súcia que não se conforma com as inúmeras derrotas sofridas nas eleições das entidades da UEG.

Como fruto do I Simpósio de Extensão ocorrido na cidade de Pirenópolis nos dias 08 e 09 de maio de 2012 a Reitoria da UEG e a PrE participaram da elaboração de um documento agressivo e irresponsável chamado CARTA DE PIRENÓPOLIS, assinado por militantes e organizadores do Movimento Fora Marconi, entre eles Jefferson Acevedo e Maithan Mayer. O documento se preocupa muito mais em falar mal do governo estadual, do DCE, de ex - reitores e de servidores e professores temporários, do que realmente se preocupar com as questões acadêmicas relevantes de nossa universidade. Tudo isso patrocinado pela atual reitoria da UEG. Tentam jogar a culpa pela situação atual da UEG em todos aqueles servidores que se dedicaram a esta universidade no passado.

Como não conseguem por meios lícitos ter o controle da entidade, partem para golpes criminosos achando que agindo como verdadeiros meliantes conseguirão se apossar da direção do DCE.

De acordo com o Estatuto um CEB só pode ser convocado pela diretoria do DCE e só pode ser presidido pelo presidente e secretariado pelo secretário geral da entidade. E as eleições para o DCE só podem ser convocadas pela diretoria da entidade. A Pró-Reitoria de Extensão e Gerência de Assuntos Estudantis, não possuem legalidade para convocar CEB no afã de tentar fazer o papel do DCE e realizar eventos para fomentar a destituição da atual diretoria. Nós vivemos sob o império da lei e da democracia. De nada adiantará esse golpe torpe, porque o DCE-UEG está amparado pela Lei Federal Nº 7.395, de 31 de outubro de 1985 e pelas normas, contidas em seu estatuto, devidamente reconhecidas pela justiça.

Como a PrE e a Gerência de Assuntos Estudantis se desviaram de suas funções oficiais e estatutárias para entrar no campo na politicagem sórdida, tentando disputar o controle de entidades estudantis como o DCE, é bom que se diga, que além de terem perdido todo o respeito da comunidade universitária, perderam também a legitimidade e deixaram de ter qualquer utilidade técnica para a UEG.

Parafraseando Raul Seixas: “Eu vou tirar meu pé da estrada e vou entrar também
nessa jogada e vamos ver agora quem é que vai güentar”



DCE-UEG – DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UEG



Um comentário:

  1. Gostaria de solidarizar-me, com o DCE/UEG, eu como aluno dessa universidade sei muito bem com era administrador o DCE. No entanto, quando o Edergenio, veio na minha unidade, percebi, que finalmente tinhamos uma direção de DCE, comprometida com os estudantes. Eles nos deu toda a documentação para montarmos o DA, além de fomentar uma discussão sobre o M. E. e tb assistência estudantil. Sei que essa é a função deles, não fazem mais do que a obrigação. Porem não podemos aceitar golpe em pessoas de luta com ele. Abraços, Edergenio conte com meu apoio e da minha unidade.
    Donizete, Itumbiara

    ResponderExcluir