BENVINDOS SAUDAÇÕES AO QUE TEM CORRAGEM!!!


Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

quarta-feira, 8 de maio de 2013

REFLEXÕES SOBRE A GREVE NA UEG



Desde quando a greve foi iniciada a única entidade (legalmente constituída) que apoiou  e continua apoiando o movimento grevista-reivindicatório  foi o DCE. Não estamos falando daquele FANTASMA chamado de “DCE levado à Sério”, criado pela reitoria da UEG em maio de 2012,na UNUCSEH,na base da fraude.

Em apoio à greve, o DCE concedeu várias entrevistas à imprensa, e postou, curtiu e compartilhou no Facebook todo tipo de assunto defendendo as reivindicações do movimento.

Muitos questionam ainda por que a direção do DCE não participa das assembleias dos grevistas em Anápolis e Goiânia, já que apoia o movimento?

O DCE apoia todas as reivindicações apresentadas pelo movimento grevista, mas é preciso informar que a UEG possui 42 Unidades, presentes em 39 cidades. O DCE então decidiu viajar pelo interior para reunir e debater com os alunos das demais unidades esclarecendo e pedindo apoio à greve e mostrando a importância do movimento reivindicatório.

A greve foi deflagrada pelo “Movimento Mobiliza UEG”, herdeiro e sucessor do “Fórum de Defesa da UEG”. Nós do DCE nunca fomos convidados por eles para integrar o comando de greve e nem para apresentar nossas reivindicações. Por que não nos convidaram? Primeiro é preciso voltar a 2011 e 2012 para explicar toda essa história. Vamos lá?

Em 2011, o Governo do Estado, por meio de um Golpe, fez uma intervenção totalmente ilegal e arbitrária na UEG. Destituiu a reitoria eleita em 2008 e no seu lugar nomeou cabos eleitorais do seu partido (pessoas que nem vínculo possuía com a UEG) para serem Pró-Reitores. O Fórum de Defesa da UEG e aqueles supostos “líderes estudantis” do tipo Jefferson de Acevedo, junto com vários diretores, professores e servidores das Unidades da UEG: UNUCSEH, UNUCET, Santa Helena, Goiás, ESEFFEGO e Morrinhos, apoiaram incondicionalmente o golpe da intervenção de forma ostensiva. Além disso, apoiaram um estatuto ilegal elaborado pelo governo secretamente (ilegal, porque segundo a LDB no Art. 53, somente a comunidade universitária pode elaborar estatuto de universidade). Esse estatuto, tal qual os A.I - Atos Institucionais da Ditadura Militar, cassou direitos e decretou uma verdadeira perseguição política contra o reitorado eleito em 2008 para um mandato de 04 anos.

O governo então impôs uma vice-reitora que nem pertencia aos quadros da UEG e ela, junto com esse pessoal do Fórum de Defesa da UEG e seus aliados, daquelas 06 Unidades acima citadas, passou a incorporar toda a política de perseguição àqueles que  se posicionaram contra a intervenção do governo na UEG (caso do DCE, SISTAUEG, ADUEG e ADIR).

Em 2012 o governo, sem ouvir a comunidade uegeana impôs um reitor Biônico (que não é eleito) e aí a politicagem dentro da UEG se aprofundou. Aí veio a eleição para reitor. O governo, numa manobra eleitoreira, criou uma lei onde apenas o atual reitor tinha possibilidade de tomar posse, perdendo ou vencendo a eleição. Foi a chamada “Lei da Lista Tríplice”, que deixaria o governo à vontade para nomear um candidato a reitor mesmo se ele ficasse em 2º ou 3º lugar na eleição. Fez essa lei para ninguém concorrer com o atual reitor. Ao invés de criticar e denunciar essa manobra política a galera do Fórum de Defesa da UEG (atual Movimento Mobiliza UEG) e o fantasma chamado “DCE levado à sério”, criado pela reitoria interventora, apoiaram descomedidamente  a  “Lei da Lista Tríplice” e a eleição do Reitor Haroldo, ligado ao Governo Estadual.

Uma das maiores mágoas desse pessoal do “Movimento Mobiliza UEG” (que foram aliados do governo de Marconi Perillo na UEG em 2011 e 2012) foi não terem sido convidados por Haroldo Reimer para ocupar uma ou duas Pró-Reitorias  depois de sua eleição. Diante disso resolveram romper com o reitor.

Veio a greve, e por já serem adversários do DCE há muito tempo, não aceitaram a presença dessa entidade comandando junto com eles a greve. Porque sabiam que o DCE conhecia em detalhes o que eles haviam feito no passado.

Apesar de tudo, o DCE apoia o movimento grevista e acredita que é necessário continuar pressionando o governo e o reitor para garantir melhorias para a UEG.

O DCE acredita que o governo vai mesmo realizar o concurso para a UEG, mas as 250 vagas para professores não serão suficientes, já que temos 1.300 professores temporários.

Talvez o Restaurante Universitário da UNUCET seja implantado, mas a reitoria não vai querer implantar outros nas demais Unidades e a assistência estudantil ainda continuará sendo uma bandeira de luta, porque esse governo e esse reitor não irão realizar nada nessa área, principalmente a tão sonhada Moradia Estudantil.


Anápolis, 08 de maio de 2013

DCE-UEG

Um comentário:

  1. Existem muitos professores e até funcionários temporários que não merecem nenhuma consideração dos alunos e muito menos do governo, são professores medíocres que não colocam a cara pra bater, e que falam ganhar salário de fome, no enteando não cumprem o dever de professor, vão a universidade apenas para fingir que dão aula, isso quase a maioria dos temporários, penso que não merecem ter benefícios, na maioria dos caso os professores efetivos são muito mais compromissados, avaliam os alunos com seriedade, na maioria das vezes os temporários só prejudicam o aluno, com palavras e avaliações, descontam nos alunos a má remuneração deles, alegam que ganham mau, se a UEG fosse tão ruim não existiria professores temporários trabalhando na intuição a mais de 10 anos, essa malandragem de greve não me pega, e ainda querem forçar alunos a participarem dos movimentos de greve alegando que se os alunos não participarem serão prejudicado com falta. Isso é uma vergonha, seria legal sim participar de uma greve para trazer benefícios mas eles estão querendo é nos reprimir, nos obrigando a participar de greve para beneficiarem eles e ao mesmo tempos somos maltratados por eles... há cai fora....

    ResponderExcluir